Seja bem-vindo. Hoje é

Breve Histórico do Serviço Social

    De uns tempos pra cá, é muito comum chegarmos a um departamento e sermos direcionados para o setor de Serviço social para falar com o Assistente Social. Mas, o que é o serviço social? Por que ele está em todo o lugar? E por que ele existe realmente? Pois bem, para responder essas perguntas é necessário partir da gênese do Serviço Social do seu nascimento. Então, vamos à aula!
   O homem tem a capacidade natural de se apropriar das coisas, tudo que ele se apropria é acumulado e o define na sociedade. Imagine, quando um primata encontra uma caverna e começa a fazer desenhos nas paredes, ele está se apropriando daquela caverna e a está definindo como sendo dele, este primata, por ter uma caverna, se torna “superior” a outro que não conseguiu achar uma caverna para morar, e assim vem funcionando a sociedade desde os primeiros habitantes muda-se apenas os personagens; na antiguidade e na idade média nós temos os escravos e servos, modelo sustentado tanto pelo poder aquisitivo quanto pela diferença racial, já na idade moderna é possível visualizar os burgueses e os proletariados/operários que seguem o mesmo modelo dos primatas, quem têm mais é “superior” ao outro; é justamente essa relação de superioridade e inferioridade que trás grandes divergências para as classes.
   Apenas com a implantação do sistema capitalista que trás consigo noções de trabalho é que essa divergência alcança o seu auge uma vez que no capitalismo a burguesia,nome dado á classe de maior poder aquisitivo exerce uma pressão exploratória sobre os proletariados/operários que são assim chamados pelo fato de não possuírem poder aquisitivo e trabalharem nas fábricas fazendo com que eles se revoltem contra a sua situação e comecem a se mobilizar com o propósito de brigar por direitos.
   Foi exatamente neste momento, no final do século XIX, quando a Europa estava na segunda guerra mundial e o Brasil se encontrava no Estado Novo com Getúlio Vargas na presidência que surge o Serviço Social para atender aos desdobramentos da questão social. Inicialmente, o Serviço Social no Brasil teve um cunho caritativo e beneficente com a participação ativa da igreja e da sociedade civil na criação das escolas de Serviço Social e no atendimento aos necessitados; contudo, em 1960 o Serviço Social sofreu uma reconceituação dos seus princípios deixando de ser caritativo e beneficente e se laiciza fundamentando-se nas ciências sociais com o firme propósito de capacitar o homem para que este assuma o seu papel na sociedade, construindo e contribuindo para seu avanço.
   Nos anos 60 acontece uma expansão do Serviço social enquanto profissão inclusive com o incentivo do Estado encontrando um extenso campo de atuação tanto em instituições públicas como em instituições privadas e ONGs.
   O assistente social tem formação acadêmica de bacharel em Serviço Social e está apto a atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas sociais e públicas empresarial, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Esse profissional é regido pelo código de ética pelo código de ética do assistente social tendo a missão de amenizar os impactos gerados pela sociedade capitalista e controlar ou amenizar conflitos.

Fonte - Revista Impacto Social - DISCENTE DE SERVICO SOCIAL - UNIME - JUNHO 2010